Doação não é esmola

Tenho lido frequentemente em sites e blogs comentários sobre doação a sites como Wikipedia, desenvolvedores de extensões para o firefox e outros tipos, ser esmola.
Comentários estupidos e ignorantes como este tentam rebaixar uma instituição tão antiga e respeitada como a doação numa coisa menor, desrespeitosa.
Uma pena que o Brasil não siga os passos dos Estados Unidos sobre respeito e valorização da doação, algo que eles souberam tornar valioso. Nem falo do momento em que doação passou a ser o envio de dinheiro, falo dos tempos em que a doação era do tempo, quando pessoas doavam seu tempo e trabalho para erguer um celeiro. Até mesmo universidades de renome recebem doações em dinheiro e não é de hoje. A sociedade norteamericana é muito do que é graças a instituição da doação. Poderia discorrer com base em exemplos de vários países e apresentar números, mas o principal é o princípio da doação que tem valor. Seria muito bom estimularmos os outros e seu trabalho com doações. O Brasil seria um país melhor.
Portanto ignore opiniões imbecis, doe seu dinheiro a causas, entidades, sites e desenvolvedores que você julgue relevantes. As instituições, as causas, os projetos, pessoas, profissionais e o país agradecem.