Fim de Tecnologias

Muitos já escreveram e falaram que determinadas tecnologias estão acabando e em alguns casos modelos de negócios irão desaparecer. Já se falou que vídeos pagos acabarão porque os gratuitos irão substitui-los. Já se disse até que o itunes irá acabar.
Pessoalmente não acredito nisto porque modelos e tecnologias na maioria das vezes só desaparecem quando não são relevantes.
Imagino como a maioria que tem conhecimento real, que tecnologias e modelos relevantes passam por processos de adaptação, realinhamento e na maioria das vezes mudança de foco.
Qual é o futuro das tecnologias? Curiosamente hoje tecnologias dependem muito mais dos usuários e da relação que eles tem com elas, eles serão os determinantes do futuro delas.
Antigamente (15 anos atrás pelo menos) as empresas eram os determinantes de adoção de uma tecnologia, hoje são os usuários que apontam os caminhos, vide os blogs, vídeos, wiki, webmail etc.
Portanto se você quer saber qual tecnologia ou modelo de negócio terá futuro promissor observe o que os usuários estão adotando e divulgando.